Timo Kotipelto

sexta-feira, novembro 30, 2012

Timo Kotipelto (Lappajärvi, 15 de Março de 1969) é um cantor e compositor finlandês. Estudou no Pop & Jazz Conservatory, em Helsinki, e cantou por um breve período em uma banda de covers chamada Filthy Asses. No verão de 1994, o Stratovarius estava procurando um vocalista e Kotipelto foi aceito na banda. Neste mesmo período foi a ascensão internacional do Stratovarius.
Em 2002, começou seu projeto solo chamado Kotipelto, que contou com nomes como Lauri Porra, Jari Kainulainen, Janne Wirman (Children of Bodom, Warmen),  Mirka Rantanen (Thunderstone), Michael Romeo (Symphony X), e Tuomas Wäinölä. Lançou três álbuns: Waiting For The Dawn (2002), Coldness (2004) e Serenity (2007).
No final de 2003, separou-se do Stratovarius, após oito álbuns gravados, devido a desavenças com o, até então, guitarrista Timo Tolkki. Em 2005, Kotipelto voltou para a banda e eles gravaram o álbum homônimo, que marcou o final da segunda fase do Stratovarius.
Em 2009, junto com o guitarrista Jani Liimatainen, até então guitarrista do Sonata Arctica, fundou o Cain's Offering. A banda tem dois álbuns: Gather the Faithful (2009) e o recente Stormcrow (2015).
Em 2012 lançou um álbum de músicas covers acústicas junto com Liimatainen, chamado Blackoustic.
Kotipelto também foi backing vocal para o álbum Silence do Sonata Arctica e já participou de projetos como Ayreon e Warmen.

COMPARTILHE!

Site dedicado ao Stratovarius

Relacionados

Próxima
« Prev Post
Anterior
Next Post »