STRATOVARIUS: NÓS NUNCA PARAMOS DE TENTAR


Quando Timo Tolkki declarou fim do Stratovarius em 2008, não havia praticamente ninguém que não tinha certeza de que a história dos metaleiros finlandeses teria acabado. Tal foi a importância do homem para a banda. Quem teria pensado que, cinco anos mais tarde Stratovarius iria lançar seu terceiro álbum sem o seu ex-mentor? E que seria considerado como indiscutivelmente o melhor em muitos anos ainda pela sua longa duração e os fãs mais hardcore. As banda raramente beneficiam com a saída de seu principal compositor, mas com Stratovarius, temos uma grande exceção à regra. Pode se considerar agora que a banda sobreviveu e continuará "fazer as pessoas felizes" (como diz seu novo guitarrista Matias Kupiainen) por um longo tempo.

Nossa entrevista com Matias está centrada em torno do mais recente álbum "Nemesis" (ele ainda estava pra ser lançado no momento da nossa conversa), e ele provou ser a pessoa perfeita para falar sobre isso, já que não só escreveu a maioria das músicas, mas também produziu e mixou o registro. A nossa longa conversa abrangeu também outras coisas, como o novo baterista, atitude de Matias em relação ãs comparações com Tolkki e suas expectativas para a próxima turnê européia. A propósito, Stratovarius vai fazer dois shows na Rússia durante esta excursão. Certifique-se de que você não perderá!

Oi Matias, como você está?

Eu estou bem. Na verdade, eu estou sentado no estúdio praticando para que próxima turnê européia.

É o que está fazendo esses dias?

Sim, muito bem. É tempo de ensaio para nós. Estamos nos preparando para a turnê. Basicamente, podemos fazer algum trabalho promocional, algumas entrevistas, coisas assim. Eu acho que Lauri [Porra, baixista] está se divertindo agora em algum lugar no exterior em uma pequena férias, e depois ele volta, vamos voltar para a sala de ensaio e começar a construir toda a configuração para a turnê como uma banda. Quando é que vamos começar? O primeiro show é 09 de março (Mathias está um dia errado, a turnê começa 08 de março - ed.) E nós vamos estar em turnê até o final de maio. É muito importante para nós estarmos preparados para a tour, especialmente neste momento porque estamos em turnê com a banda sueca Amaranthe, e nós temos que ser fodas, você sabe! Temos que estar realmente em forma.

Você conhece os caras do Amaranthe?

Na verdade, eu não os conheci. Jens [Johansson, tecladista] deve conhecê-los melhor de tudo, é claro, porque ele é sueco e Amaranthe é uma banda sueca também. E parece-me, Rolf [Pilve, novo baterista] já se encontrou algumas vezes em alguns festivais. Estou realmente esperando por essa turnê, porque é sempre divertido ter outra banda no mesmo ônibus de turnê. Haverá grandes festas no ônibus quando ele está em movimento. Vai ser muito divertido.

Me lembro a última turnê foi com Helloween ...

Sim, foi uma turnê mundial enorme, quase como uma viagem de um ano. Acho que foi uma escolha muito boa no momento, mas Timo [Kotipelto, vocalista] ficou muito doente. Foi no final ... Não, no início de 2011, quando o álbum saiu, e ele ficou algumas bactérias realmente ruins. Basicamente, Helloween meio que salvou nossas bundas e nós definitivamente devemos a eles. Foi divertido, vendemos muitos ingressos em locais que não tínhamos tocado antes. Estou feliz que fizemos, e também acho que a maioria dos nossos fãs gostou da idéia de ter um bom pacote de power metal, uma espécie de Noite de Power Metal europeu. Você pode até chamá-lo de um pequeno festival. Isso é o que vamos tentar alcançar com Amaranthe, também.

Você acha que é melhor estar em um passeio com uma big band? Neste caso, você pode chegar a mais pessoas ao mesmo tempo?

Sim, com certeza, é uma coisa boa, especialmente para uma banda menor. É uma chance de construir uma audiência, ganhar mais alguns fãs, uma espécie de fã-clube mundial. É importante, especialmente nos dias de hoje, quando as vendas de discos estão caindo e blá-blá-blá, você conhece a história. A concorrência é tão dura nos dias de hoje, e os fãs tem que escolher qual banda eles vão ver ", porque há tantas bandas em turnê ao mesmo tempo. Nesta circunstâncias, quando você entregar um bom pacote de bandas as pessoas se tornam um pouco mais interessadas. Basicamente, eles podem obter mais valor para seu dinheiro. Também é assim que se tenta impulsionar as vendas de discos um pouco. Fãs vindo para o show, e pode haver algumas pessoas novas entre eles que vêem a banda pela primeira vez. Se nós, como eles podem ir a uma loja e comprar um disco, que também é útil. No final do dia é um negócio, e eu acho turnê é a coisa mais importante que você pode fazer.
OK, vamos falar sobre o seu novo álbum? Faltam 3 dias para a data de lançamento oficial, mas o álbum já está na Internet ...

Sim, foi uma semana atrás, quando vazou. Acho que foi quando as cópias físicas do CD saíram, por isso deve ser alguém das lojas que fizeram isso, eu acho ... Hoje em dia isso acontece o tempo todo. É impossível obter um registro de Internet e impedir as pessoas de usar torrents, download de músicas e fazer vídeos do Youtube. Nossa gravadora tentou fazer com que todos os vídeos Youtube fossem excluídos, e, basicamente, temos apenas 3 dias para lançar o álbum é lançado e não há o que fazer sobre isso, pois haverá um grande número de pessoas baixando tudo. É uma guerra que ninguém pode vencer, então ...

Parece que o álbum está sendo muito bem recebido tanto pelos fãs e os críticos. Você esperava isso?

Honestamente, quando você está fazendo um álbum, você não tem idéia de como vai ser. Claro que eu tenho que acreditar no que estou fazendo. Especialmente com este álbum que eu fiz um monte de músicas, e também mixei e produzi o álbum. É natural que eu tenho de ficar orgulhoso por trás do álbum. Mas enquanto você está fazendo uma gravação, se você começar a pensar, talvez esse tipo de coisa vai ser bem sucedida e talvez nós tenhamos mais público, ou algo parecido, é uma abordagem errada. Tentamos entregar as melhores músicas que pudermos, e é isso. Com o "Nemesis" Estou muito feliz que as pessoas têm que recebido tão calorosamente, temos alguns comentários realmente agradáveis e parece que as pessoas gostam deste álbum. Quanto a mim, eu preciso fazer uma pausa a partir do álbum porque eu venho fazendo isso por uns seis meses. Eu não vou ouvir este álbum talvez por um mês ou dois - e talvez eu vou ser capaz de formar a minha opinião. Claro que eu gosto de coisas boas por lá agora. Quando você tem um bebê, é claro que você ama o bebê, mas você não sabe como o bebê vai ser depois de alguns anos, então ...

Leva tempo ...

Sim. Em poucos anos, eu vou ter minha opinião se "Nemesis" é um bom álbum ou não. O tempo vai ajudar, sim.
Foi realmente surpreendente ouvir esse tipo de música a partir de Stratovarius. O álbum é bastante Dark e pesado ... Será que você pretendiam fazer um álbum como este?

Não. Você sabe, houve rumores sobre o uso de alguns sons de sintetizador mais modernos ou tentar alguma coisa eletrônica, mas não houve qualquer tipo de acordo que nós vamos fazê-lo mais escuro ou pesado, criar esse tipo techno-ish de som, definitivamente não. Eu acho que veio muito naturalmente. Foi feito da mesma maneira como fizemos "Polaris" e "Elysium". Todo mundo faz suas próprias músicas em casa e quando você tem uma boa música e você acha que pode se encaixar sob o título Stratovarius, então você apresentá-lo para o resto dos membros da banda. Juntos nós decidimos se é uma boa canção e ele vai para o álbum ou podemos usá-lo como uma faixa bônus ou algo assim. É sempre uma forma democrática de tomada de decisão. Se fizermos qualquer tipo de "agora vamos fazer só esse tipo de música" dentro da banda pode afetar a forma como escrever música. Todo mundo tem sido muito livre para escrever qualquer tipo de música que eles gostam .

Agora são três álbuns lançados pela nova versão do Stratovarius, por assim dizer. Todos eles são realmente diferentes. "Polaris" tem uma grande variedade de música, "Elysium" é mais progressista, e agora temos "Nemesis", que é o mais pesado dos três. Parece que a banda está à procura de um estilo próprio. Você pode dizer que você já encontrou?

Sim, eu gostaria de acreditar que encontramos, finalmente. Com o "Polaris", havia um monte de questões abertas, você sabe. Todo esse material foi composto com o tipo de crença que nós nunca seremos Stratovarius e vamos continuar como uma outra banda ou algo assim. Quando gravamos o álbum, não tínhamos nem mesmo uma gravadora, nós não tínhamos nada, mas ainda assim fizemos a gravação com o nosso próprio dinheiro ... Quando o álbum estava pronto ouvimos várias vezes e pensamos, "OK , soa como um álbum de Stratovarius, talvez por isso devemos continuar como Stratovarius ".

Falando sobre "Elysium" ... Sim, talvez todo mundo queria fazer um pouco de música mais progressiva naquela grãavação. Eu não sei, foi a mesma coisa que com o "Nemesis", aconteceu... Nós nunca discutimos isso antes, era sim uma evolução natural para nós.

Acho que estivemos um pouco mais preparados com o "Nemesis". Tivemos mais tempo para compor as coisas e havia muitas músicas para escolher. Havia um pouco mais de tempo para a produção em si, como 4 meses no estúdio. Houve tempo suficiente para pensar, para relaxar em algum momento e pensar novamente como fazer essas canções. Há uma espécie de ambiente criativo no estúdio para que onde uma música toma a forma final. Todas essas pequenas coisas afetam o que você está fazendo com a gravação e isso é a atmosfera, que é realmente importante.

Voltando à sua pergunta original, é claro que você tem que sempre desenvolver-se como músico, como uma banda. É importante para se tornar um músico melhor, um compositor, sei lá, um homem melhor, um ser humano ... É claro que estamos tentando encontrar a nós mesmos. Talvez seja esse o estilo que vamos fazer na próxima gravação teremos as mesmas coisas ou - Espero que – músicas um pouco melhores. Ou talvez nós vamos fazer um álbum country, ou um registro popular, ou algo assim, nunca se sabe. (Risos)
Você mencionou que o álbum é um pouco mais moderno. O que quer dizer com isso?

Eu acho que nossos arranjos são um pouco mais modernos do que o Stratovarius fazia nos álbuns anteriores. Também tentei conseguir um pouco de som mais moderno, ao mixar o álbum. Os tambores são mais autênticos, não há amostras utilizadas neste disco. Ao mesmo tempo, é um pouco mais violento, o som realmente focado. Também desta vez, tomamos a decisão certa sobre não usar muito material orquestral. Claro que existem alguns arranjos corais maciços mas desta vez nós deixamos tudo isso sinfônico fora e substituímos por um sintetizador de Jens, que é o tipo mais moderno de som. Ao fazer os arranjos tentamos obter essa vibração moderna e descobrir algum tipo de sulcos que não tenham sido escutados em power metal antes. Talvez isso é o que torna mais moderno em tudo.

Você pode nos dizer sobre a capa do álbum? Onde é que a nave espacial dos álbuns anteriores?

Bem, a capa foi feita pelo mesmo cara que fez o "Polaris" e "Elysium". Seu nome é Gyula Havancsák, ele é um cara húngaro e um artista brilhante. Se você tiver uma cópia física do CD ou o vinil, você encontrar isso no encarte. Nós o chamamos de Estrela Polaris ou Stratovarius Star. Foi o primeiro tema para a capa, mas nós pensamos que era muito escuro para capa principal, e Gyula fez este anjo com o fogo, e todas as bombas que caem do céu, coisas assim. Quando ficou pronto não havia essa estrela na capa e nós estávamos correndo contra o tempo. Foi uma cobertura muito legal então decidimos: "OK, vamos com este", então colocamos a estrela dentro do livreto.

Vamos falar sobre a produção do álbum. Ele deve exigir não apenas a certas habilidades, mas também, você sabe, alguma neutralidade, objetividade, esse tipo de coisas ...

Sim, é claro. É realmente difícil, especialmente quando estamos a falar de minhas próprias músicas. É mais fácil quando se é a canção de alguém. Você sabe imediatamente o que há de errado com isso, mas quando se trata de suas próprias músicas que você tem que ser muito crítico, muito honesto consigo mesmo. É um sentimento feio do caralho. Quando estou no estúdio eu tenho um monte de ‘’chapéus’’, você sabe. Eu tenho um ‘’chapéu’’ de produção e um de gravação e um de engenharia. Eu tenho vários ‘’chapéus’’ para o guitarrista e para o membro da banda e assim por diante. É difícil decidir qual ‘’chapéu’’ você está usando no momento. ( Quando menciona Chapéus, Matias se refere às várias funções e posições como membro do Stratovarius- D.A).

Ele mostrou muito clara com esse álbum. Durante os primeiros dias, fizemos uma passagem de som com Rolf e eu tentei ser apenas o engenheiro de som. Depois que eu mudei para o modo de produção e começou a gravar e pensar sobre os arranjos e coisas assim. Bem, é realmente difícil, mas eu ainda estou feliz que o resto da banda acredita em mim e eu tenho essa grande oportunidade de fazer a gravação com eles. Stratovarius é foda, por isso não poderia estar mais feliz. Claro, aí reside uma grande responsabilidade também. Se você fode com tudo ... (risos) Vai ser muito importante. Penso muito sobre isso: "E se eu estragar tudo, e se eu não posso fazer isso, se eu não posso entregar o material e cumprir o prazo". São decisões que você faz com o ‘’chapéu’’ de produzir em sua cabeça. Às vezes, você tem que decidir algo que você não gosta muito, mas você tem que pensar sobre o que é o melhor para a banda. É um caminho difícil.

Sendo agora o principal compositor da banda, assim como o produtor e tudo mais ... Será que podemos chamá-lo de o novo mentor do Stratovarius?

Eu não gosto que as coisas sejam chamadas assim. Eu não sou o mentor do Stratovarius. Acho que foi Tolkki que foi definitivamente o líder da banda. Agora, temos esta abordagem democrática quando, basicamente, todo mundo é o líder. Sim, eu escrevo um monte de músicas e, claro, a banda rejeita alguns deles. Eu me sinto muito sortudo por ter tantas músicas neste álbum, "Nemesis". É realmente importante para mim. Embora seja a mesma coisa com os outros caras. Timo não foi tão criativo, ele tem apenas 3 ou 4 canções,Lauri e Jens tambem. Se eu escrevesse três músicas, também, não haveria muitas músicas para o álbum. O que seria? Eu tento trabalhar para a banda, eu faço as melhores músicas que eu posso assim ... Mas eu não sou o cérebro por trás da banda, eu sou um membro da banda no final.
Há um monte de pessoas que dizem que você já ofuscou Tolkki. O que você acha sobre essas comparações?

Na verdade, eu odeio todas essas comparações, para mim é uma coisa infantil. Claro que existem pessoas que tentam comparar as coisas. Uma maçã melhor do que uma laranja? Comida chinesa é melhor que comida tailandesa? É tudo sobre opiniões e todo mundo tem uma. É como um idiota, todo mundo tem um. Se você me compara a Tolkki... Acho que ele definitivamente é um grande guitarrista, mas eu tenho uma abordagem diferente para o meu jeito de tocar. É a mesma coisa se você comparar um pianista de jazz a um clássico. E se você pensa dessa forma, Tolkki que fez quase 99% das coisas, ele basicamente construiu Stratovarius e sacrificou tudo por esta banda. Sem Tolkki eu não estaria aqui falando no telefone com você, na verdade. Então é uma coisa muito importante que todo mundo deve se lembrar. Se as pessoas gostam de comparar elas tem que ser capazes de fazer. Eu respeito a opinião de todos e é isso.

Eu posso observar você não escreve muitas letras, não é?

Sim, eu gosto de escrever a música e eu acho que não sou tão bom com as letras. A maior parte das coisas que eu escrevo é bastante simples. Em 99% do tempo ao fazer uma música que eu apresentá-lo ao Timo e escreve a maioria das letras. O que eu lhe dou é uma espécie de linhas de gancho que eu tinha em minha mente quando eu estava compondo a música. Algo como (canta) "Ninguém pode me derrubar" ou "Unbreakable", você sabe. Eu sempre tento ter esse tipo de abordagem lírica, e não apenas entregar a música. Eu sempre começo com esta linha melodia vocal, eu tento encontrar esse tipo de abordagem rítmica que vem do texto. Ao dirigir para o estúdio eu não ouvir qualquer música, eu tento cantar algumas linhas e se eu vir com algo legal eu tento anotá-la no estúdio e pensar sobre que tipo de harmonia que existe.

Agora, com "Nemesis", os versos surgiram do nada. Por exemplo, "Unbreakable" tem uma coisa rítmica muito forte . Isso me ajuda a escrever uma boa música quando eu tenho essa coisa rítmica e há algumas palavras ali. Então eu posso pensar no clima geral da música e que tipo de letra Timo vai escrever lá. Tudo caminha lado a lado aqui.
Você disse em alguma parte, a canção "Unbreakable" tem um significado pessoal para você. O que quis dizer?

Bem, eu acho que foi a música mais difícil de escrever, eu não sei o porquê. Eu estava lutando com ela não sei quantas semanas ou quantos meses! Apesar de, no final, é uma canção bem simples. O significado lírico é importante para mim, também. É sobre os breves momentos quando você pensa "nossa, é o melhor momento da minha vida". Todo mundo tem esse tipo de momentos e acho que completar essa música foi um desses momentos para mim. Quando cheguei esta canção... Porra, foi um momento muito agradável ouvir essa música quando estava pronta! Portanto, é uma música muito importante para mim. Eu acho que é muito legal, que acabou por ser mais pop, mas, ao mesmo tempo, o som é muito pesado.

Você acha que as letras são importantes para a música?

Sim, é claro. É muito importante ter essa coisa agradável lírico fluindo. A maioria das pessoas estão ouvindo a música e as letras, você sabe, a fonética. Por isso, é importante ter o verso certo foneticamente e uma bela história. Às vezes, escrever letras é a coisa mais difícil para mim. Não sei porquê, mas esse é o jeito que sempre foi. Vamos torcer para que eu possa alterá-lo em algum momento da minha vida, mas nunca se sabe.
Obviamente você prefere escrever músicas junto com Timo Kotipelto, não é? Por que você não cooperar com outros caras?

Bem, é sobre como você usa seu tempo livre. Estou trabalhando 24/7, basicamente. Se eu não estou em turnê com a banda ou fazendo a gravação ou produção para outra banda, eu estou sentado no estúdio praticando guitarra ou talvez escrevendo uma canção. E os outros caras também estão fazendo tantas coisas. Timo sempre faz shows com o duo acústico, Jens e Rolf são muito ocupados também. Lauri, eu acho, é o cara mais movimentado da banda, ele está escrevendo música para filmes e séries de TV. Isso leva muito tempo e muito esforço ...

Quando você escreve um monte de coisas, talvez, a primeira coisa que vem à sua mente quando você tem tempo livre é "vamos fazer uma música para Stratovarius" ou coisas assim. Canções deve sair realmente, naturalmente, você não pode forçá-los. Você pode passar muitas horas sentado na frente do papel ou do computador e pensando na música que você tem em sua mente. No meu caso, 50% dos dias em que eu tento compor os resultados são zero, não há nada de sair. Mas às vezes eu tenho como um dia muito criativo quando eu posso escrever duas ou três coisas. E no dia seguinte, pode haver mais 5. E então eu decidir, "Ok, isso é uma boa idéia e que é uma boa idéia, talvez eu só combinar essas idéias e talvez eu vou acabar com uma música pronta".

Você não respondeu a minha pergunta, não é?

Ah, é claro! Bem, acho que Timo escreve letras brilhantes. Ele também tem um ótimo ouvido para a melodia. Às vezes, falando a melodia com a vocalista é uma boa idéia de como você pode tentar algo com a sua voz e decidir que tipo de melodia é adequado para ele. De qualquer forma, ele é um cara musical e tem ótimas idéias de que tipo de melodias deve haver e coisas assim. Acho que essa é a principal razão. Também Timo é meu amigo por isso é muito bom sair com ele, beber algumas cervejas e conversar. Ele sempre ajuda a obter mais algumas idéias.

Vocês mantêm contato com Jorg [Michael, ex-baterista]?

Sim, é claro. Depois que ele saiu Jorg vem organizando shows e coisas assim. Então, ele está trabalhando em segundo plano e, na verdade, ficar em contato quase todos os dias. Nós não abandonamos Jorg algum lugar e nunca o chamamos. Stratovarius é como uma segunda família para ele e ele está nos apoiando. Ele é muito importante para nós.
Ouvi dizer que ele pode vir a alguns de seus shows como convidado ou algo assim ...Vamos ver como vai ser. Talvez isso vai acontecer, talvez não, eu não tenho certeza. Havia rumores de que Jorg viria a Rússia com a gente como um tour manager, mas não houve uma confirmação ainda. Eu não posso prometer nada, mas seria muito divertido tê-lo no palco tocando com a gente.

Como está indo com Rolf?

Rolf é um cara muito legal e ele é um génio. Ele tem essa personalidade mellow agradável, ele é um grande baterista e ele está disposto a aprender coisas novas. Ele está sempre construindo seus golpe e ele está ficando melhor e melhor do que ele definitivamente foi. Essa foi a principal coisa que estávamos procurando na escolha de um novo baterista. E é claro que queria ter um cara finlandês para que pudéssemos praticar, entretanto, não estamos fazendo turnê ou gravar um álbum. Acho Rolf está fazendo um trabalho maravilhoso. Especialmente o que ele fez com o "Nemesis", ele é brilhante.

Para nós foi muito importante ter esse tipo de cara maduro e humilde, em vez de essa abordagem rock'n'roll, você sabe: "Foda-se, eu vou beber toda a porra da vodka nos bastidores e depois eu vou quebrar tudo " ou algo parecido. Nós não somos esse tipo de caras. Claro que gosto de festas, bem como, nós fazemos um monte delas, você sabe, bebemos cerveja, mas isso não é a coisa principal. A principal coisa para nós é fazer música, fazer as pessoas felizes, fazendo shows, fazendo as pessoas mais felizes e, para isso, obter algum dinheiro, para que possamos viver, pagar o aluguel e, em seguida, podemos fazer mais música e tornar as pessoas mais felizes. Se você quiser colocá-lo em uma frase, é "fazer as pessoas felizes", que é a coisa.

Você vê, há uma diferença grande de idade entre alguns de vocês. Você tem alguma coisa em comum? Você ainda pode sair e beber cerveja juntos ou algo assim?

Acho que a principal coisa que une é a música. É o que nos coloca juntos, vamos compartilhar essa paixão para a música e fazer música. Isso é a coisa mais importante. Em seguida, vem, talvez, a beber cerveja, se divertir e ouvir boa música.

A diferença de idade não significa muito. Claro Rolf é muito jovem, mas ele também é um cara muito talentoso e inteligente. É sempre divertido ter esse tipo de pessoas ao redor. Se você é um grande jogador e um músico brilhante, se você tem sua própria opinião sobre a música e você pode discutir este assunto, isso é que é importante. Quando eu vim para a banda Timo, Jorg e Jens me trataram como um igual e não houve qualquer tipo de hierarquia ou algo assim. Nós respeitamos uns aos outros, somos todos amigos.

Agora temos este jovem Rolf que nos deu a chama, um pouco de ponche. Ele é um baterista tão brilhante que temos de acelerar e construir nossos golpes e habilidades para manter o nível. É assim que acontece quando você tem um cara jovem que está realmente motivado e disposto a aprender e mostrar para as pessoas, "Foda-se, a partir desse momento que eu estou aqui." Isso nos coloca em uma espécie de modo entusiasmado.

Este ano parece ser um grande para o power metal. Você fez este álbum "Nemesis", Helloween acabaram de lançar o seu novo álbum, que também é muito sólido, agora estamos esperando por Gamma Ray e Avantasia. Você acha que existe algum tipo de avivamento do power metal?

Bem, é difícil dizer. Eu não posso prever o futuro, eu não posso dizer como a música de metal vai ser. Temos tentado sempre entregar as melhores música possíveis, mas o mercado caiu depois do ano 2000. Foram tempos muito difíceis para todos os fãs de Power Metal. Agora ela está começando a levantar a cabeça lentamente. Talvez ele vai voltar ou talvez não, talvez seja apenas uma pequena tendência que vem e talvez todas as bandas de energia vai pensar: "Que porra é essa, o mercado está indo para baixo, esta música está morrendo, devemos fazer algo sobre isso. Talvez devêssemos produzir coisas melhores ". Estas bandas como Helloween e Gamma Ray nunca pararam de tentar, e nós também, nunca paramos de tentar. E eu espero que o Power Metal possa ser tão glorioso e imponente como era 15 anos atrás.

Existe algum álbum que você está pessoalmente esperando para este ano?

Sim, eu estou realmente esperando o álbum de Timo Tolkki. É uma espécie de ópera metal com uma lista de convidados maravilhoso com Russel Allen, Tobias Sammet, alguns cantores realmente bons. Jens Johansson vai participar lá também, então eu estou realmente esperando para ver o que Tolkki trará. Há algumas amostras no Youtube já que são bastante emocionante. Você sabe, eu não compro discos com muita frequência, mas às vezes meus amigos me dizem: "Você deve ouvir este álbum", e é claro que eu tento. Eu realmente espero que haja algumas surpresas agradáveis neste ano.

Eu sei que você é do tipo mais progressista para música.

Na verdade, eu escuto muito diferentes tipos de música. Muitas bandas de metal realmente. Eu acho que este álbum Testament, que saiu no ano passado ("Dark Roots Of Earth") é um registro brilhante. Mas eu desfruto de músicas como Dream Theater e coisas assim. Ao mesmo tempo, eu gosto de ouvir death metal sueco como Entombed e Dismember, metal e pop, e um monte de música clássica. A maioria das minhas idéias realmente vêm de música clássica. Então é muito importante para mim, ter dias livres e ouvir música clássica diferente. Eu gosto de ambos clássico mais moderno e Bach ou Beethoven, esse tipo de coisa. Há muitas melodias boas lá.

A última pergunta. Você está vindo para a Rússia em março e vocês vão tocar aqui sozinhos, sem Amaranthe. Isso lhe dá mais tempo para tocar um monte de músicas novas.

Claro que vamos ter mais tempo, algo cerca de 90 minutos e nosso objetivo é tocar um super longo set com um monte de músicas do álbum "Nemesis". Definitivamente vamos tocar "Unbreakable", "Halcyon Days".

Nós conversamos com Timo no telefone esses dias e concordaram que devemos também verificar "Abandon", "Nemesis", "If the Story is Over", "Fantasy" e "Dragons". Há rumores de que devemos tentar "Castles in the Air", de Jens. Portanto, há apenas duas músicas fora: "Out Of The Fog" e "One Must Fall". É claro que temos que praticá-las primeiro, ir para a sala de ensaio a banda inteira e ver como elas funcionam. Eu realmente espero que nós possamos tocar todas essas canções.

Mas isso depende de muitas coisas, sobre como Timo está se sentindo, porque nós temos que respeitá-lo, afinal ele é o vocalista. Mas vamos ver... A última vez que fomos na Rússia foi muito divertido. Fiquei muito surpreso sobre como os fãs estavam acolhedores.

Você quer deixar uma mensagem para a curtição russa que espera por vocês?

Sim, estamos chegando lá e vamos beber um pouco de vodka. (Risos)

Tradução: Daiane Aguilär

Fonte: Headbanger.ru