TOLKKI: "EU SOU ABENÇOADO COM O DOM DA MÚSICA E ISSO É TUDO QUE EU PODERIA PEDIR"


Timo Tolkki , seu nome tornou-se sinônimo de power metal, e em particular, no Stratovarius, a banda juntou-se em 1985, após a sua criação original sob o nome Black Water pelo então baterista Tuomo Lassila, então guitarrista Staffan Stråhlman e, em seguida, o baixista John Vihervä. Foi Lassila que inventou o nome "Stratovarius." Na época Tolkki ingressou, ele era o guitarrista e vocalista. A partir de 1989 com "Fright Night" para "Elementos de 2003, a PT. II.”, A banda colocou uma linha criativa de dez álbuns incríveis, com muitas canções clássicas que são numerosas demais para contar. Durante esse tempo, em 1994, Timo Kotipelto foi adicionado como vocalista da banda, com Tolkki como compositor e guitarrista da banda. 1995 viu a adição do famoso tecladista Jens Johansson eo baterista Jörg Michael e a destituição do fundador Tuomo Lassila e antigo tecladista Antti Ikonen (que viria a trabalhar novamente com Tolkki em seus registros individuais).

No final de 2003, depois de "Elements, PT. II "foi lançado que uma seqüência bizarra de eventos e a banda se separou e voltou em 2005 para o lançamento do álbum auto-intitulado. Dois lados muito diferentes da história tem sido contados ao longo dos anos sobre o fim dos tempos e da atual formação de Stratovarius. Quando a poeira baixou, a banda e seu nome foram entregues a Timo Kotipelto, Jens Johansson e Jorg Michael e Lauri Porra.

Desde sua saída do Stratovarius, Tolkki passou a formar Revolution Renaissance lançar três álbuns e um EP ("Nova Era" em 2008, "Age of Aquarius" em 2009, o auto-intitulado EP de 2010 e "Trinity", também em 2010) . A banda contou com Gus Monsanto (Symbolica / Code of Silence) e Bob Katsionis (Firewind). Em 2010, ele se desfez Revolution Renaissance e formou Symfonia, que também contou com Andre Matos (Ex-Angra/Ex-Viper), o baixista Jari Kainulainen (ex-Stratovarius), o baterista Uli Kusch (ex-Gamma Ray / Ex-Helloween) eo tecladista Mikko Harkin (Cain’s Offering). Tolkki também lançou três álbuns solo “Classical Variations and Themes", em 1994, Hymn to Life" em 2002 e "Saana - Warrior of Light", em 2008).

Em abril de 2012, Tolkki começou uma campanha  para um novo recorde, que foi abruptamente cancelado depois de ter atingido a meta-alvo. Como Tolkki explica aqui, foi neste momento que Frontiers Records entrou em contato com ele sobre o que iria tornar-se Avalon. Como parte de uma estratégia global de marketing, traillers foram liberados mostrando o pioneiro do retorno do power metal. Em fevereiro de 2013, Timo Tolkki Avalon foi revelado para o mundo com o debut  LP "Land of New Hope”. O som é basicamente um "retorno à Dreamspace", mas com muitas participações especiais, alguns dos quais incluem Russell Allen (Symphony X / Adrenaline Mob), Tony Kakko (Sonata Arctica), Michael Kiske (Ex-Helloween/Unisonic), Sharon den Adel (Within Temptation), Elize Ryd (Amaranthe) e Jens Johansson (Stratovarius).

Timo Tolkki levou algum tempo para discutir o álbum Avalon com Metal Underground.com, bem como, compartilhar alguns dos destaques de sua carreira passado.

CROMCarl: Grande parte do estilo de "The Land of New Hope" foi escrito na veia de "Dreamspace" do Stratovarius,  então o material de Avalon foi concebido para ser o "Retorno a Dreamspace" esse projeto foi iniciado por volta de 2009 com Jari Kainulainen? 
Se não, será que o projeto nunca virá a tona?

TT: Não, eu nunca usei / tive material velho por aí. Eu sempre escrevo novo material. Todas as músicas do novo álbum foram escritas em agosto de 2012. Eu não sei se o novo álbum soa semelhante ao Dreamspace, Era Strato. Eu certamente nunca aponto para um determinado tipo de música. Eu só escrevo canções. Desta vez eu tive uma história para escrever músicas.

Projeto Strato estava escondido, e ainda está. Temos vindo a fazer interferência e escrever canções também. Talvez no próximo ano vamos fazer algo juntos, porque faz 30 anos que Tuomo Lassila fundou Stratovarius e 29 anos e 10 meses que eu entrei na banda.

CROMCarl: "Land of New Hope" é o primeiro de três óperas de metal em uma história trilogia com os dois seguintes como "novas trilogias" para isso? Isso está correto?

TT: É uma trilogia sim. Eu escrevi uma história com papel e caneta e fragmentad em três pedaços. The Land of New Hope é a última parte da trilogia. Então eu começo a partir do final.
CROMCarl: Quando você estava compondo o álbum, você teve músicos e cantores específicos em mente para o papel? Como é que a escolha dos músicos e vocalistas surgiu? Você convidou alguém para participar que não estava disponíveis no momento em que você gravou?

TT: Eu compus com a história antes de mim e  de acordo as músicas avançavam, eu comecei a pensar quem poderia cantar o quê. Tive a sorte de ter todos os cantores que eu queria para este álbum. Mesmo os músicos ... Eu queria um baterista com pegada e capacidade de tocar rápido, se necessário, mas também lento .. um cara musical.

CROMCarl: Para mim as performances de Russell Allen, Tony Kakko, Rob Rock e Sharon den Adel foram muito especiais. Notei que Russell forneceu algumas notas agitadas particularmente! Ele improvisou seus vocais ou você pediu para fazer isso?

TT: Eu acho que todo mundo se entregou. Russell fez  vocais incríveis. Eu não sei como ele era, mas ele realmente brilha. Ele tinha guias vocais para cantar, mas ele também fez um pouco de improvisação. Elize Ryd é impressionante neste álbum. A gama de emoções que ela foi capaz de transmitir eram exatamente o que eu estava procurando.

CROMCarl: Você tinha mencionado que o conceito para a gravação não é uma história sci-fi, além do fato de que ele tem lugar no futuro. Essa história é mais ou menos a sua mensagem pessoal ou aviso sobre onde a Terra pode chegar, devido à erros da humanidade ou está a procura da "Land of New Hope", um paralelo de sua jornada pessoal como músico?

TT: Para mim, não faz a história sci-fi, se acontece no futuro. Eu escrevi um monte de músicas filosóficas em Stratovarius, a medida que tenho envelhecido, parte de mim também encolheu. Eu realmente não me importo mais com isso. Para mim, isso é um fato que o ser humano se tornará instinto nos próximos 100 anos - provavelmente antes disso - e de que a humanidade está vivendo em algum tipo de estado semi-psicótico. 900 bilhões de dólares por ano para fins militares, enquanto três bilhões de pessoas vivem com menos de 1 dólar por dia, combinado com o fato de que o planeta Terra pode sustentar cerca de 2 bilhões de pessoas e no ano de 2050, seremos 10 bilhões. Apenas uma conclusão pode ser tirada simplesmente de um presente exemplo.

Eu sou um músico, compositor e produtor. Eu sou um artista e eu me expresso através de tudo o que faço. Este álbum é uma fração do que eu tenho andado neste caminho por mais de 20 anos. Se algum dia eu tive uma mensagem, hoje eu não tenho mais. Eu medito sobre a vida e eu sou abençoado com um dom da música e isso é tudo o que eu poderia pedir.

CROMCarl: Em 2010, após Symfonia foi interrompido e, em seguida, novamente em março de 2012, que tinha anunciado que tinha se aposentado no negócio da música. "Não tinha desistido da música por completo" O que sobre a cena musical faz com que você despreze?

TT: Eu sou uma pessoa muito sensível, mas muitas vezes nós, os músicos não somos vistos como seres humanos por algumas pessoas ou partes de mídia. Depois de colocar tanta energia e esforço para Symfonia e vê-lo falhar em todos os aspectos, eu me tornei muito amargo por um tempo e eu era honesto para o que eu escrevi naquela época. Mas eu vim de fora e continuou porque eu não posso ser o que eu não sou. O próprio negócio da música está passando por uma grande mudança e ninguém sabe o que vai acontecer.

CROMCarl: Vocês acham muito difícil de voltar a escrever e produzir o álbum Avalon? É mais difícil para compor dada a sua condição de transtorno bi-polar e que a música ajuda consolá-lo?

TT: Após a minha doença foi diagnosticada, tem muito pouco a ver com a minha vida diária. Ela não afeta o meu trabalho de alguma forma. Eu não diria que a música me conforta, mas fazer música não me confortar, porque é uma forma de auto-expressão. Ele me dá satisfação para escrever uma boa canção. Todo o projeto Avalon tem sido a experiência extremamente positiva, desde aquele telefonema dos Frontiers Records e eu acho que você pode ver isso no álbum.

CROMCarl: Agora, dadas as questões amplamente divulgados com Stratovarius no passado, você conseguiu ter Jens tocando em The Land of New Hope, como isso aconteceu?

TT: Bem, existem dois lados para cada história. Minha imagem pública era muito boa antes do golpe de publicidade do Stratovarius em 2004. Eu dei a cara a esse conluio e que me deu muita publicidade negativa. Mas todos os rapazes, a gestão e a gravadora Sanctuary estavam nessa. Você pode ler a minha versão de tolkki.org/faq. Está lá, com os fatos. Motivos finais Jens 'permanecem ocultos. Ele era meu melhor amigo em Strato, o cara que eu tinha como o mais divertido de todos. Eu diria que ele está na gravação, porque ele não é um cara estúpido. E eu estou feliz por ter um dos melhores tecladistas do mundo lá dentro.

CROMCarl: Ainda há tensão entre você e Jens ou qualquer um dos membros do Stratovarius ou tem que se tornar mais "cordial" nos últimos anos?

TT: Eu estou bem com todo mundo e eu acho que todo mundo está bem comigo, exceto Timo Kotipelto. Eu tentei entrar em contato com ele para um bate-papo durante o café, mas ele não quer ter nada a ver comigo. Isto é triste, mas ele tem o direito de fazer isso e eu tenho que respeitar.

CROMCarl:. "Em Stratovarius, no início dos anos 90, eu era um dos criadores do power metal, por isso é natural que as pessoas podem associar este estilo de música comigo". O gênero Power Metal veio  em torno ou antes da década de 90 e você ainda sente que é um gênero viável ainda hoje?

TT: Eu sou citado dizendo muitas coisas que eu nunca disse. Além disso, a questão implica que a única coisa que eu deveria ter citado não seria verdade. Eu era definitivamente uma das pessoas que criaram este modelo. Eu escrevi mais de 300 músicas para o Stratovarius, mas isso já começou em 1986. Se é "viável" gênero, hoje, você tem que perguntar aos fãs. Eu não me importo sobre os gêneros. Eu sempre acabo de fazer minha música e, em seguida, pessoas e jornalistas categorizar de diferentes maneiras. Não tenho nenhum problema com isso.

CROMCarl: Dada a sua experiência com rock / metal ópera de no passado (ou seja, "Saana – Warrior of Light Pt I".), Você vê "ópera metal" ou produções maiores, com vocalistas convidados músicos como o que você provavelmente vai fazer a partir de agora em ou nunca haverá uma "banda regular’’ sua no futuro?

TT: Após Symfonia, eu duvido que haverá outra banda. Os tempos estão mudando e ninguém sabe realmente o que vai acontecer. As bandas que há 10 anos tocavam para 8000 pessoas, hoje em dia tocam em qualquer lugar com 2000 pessoas, no máximo, incluindo a formação Strato atual. Então todo mundo caiu. Eu faço o que é interessante e se encaixa ao momento. Eu tenho meu próprio estúdio e eu estou fazendo música o tempo todo e não só de metal, por isso estou me mantendo produtivo.

"Saana" era na verdade mais ópera-rock do que a maioria dos atuais "óperas de metal", porque tinha um verdadeiro diálogo entre cantores e até mesmo frases faladas. O que é hoje chamado de formatized "Metal Opera", não tem nada a ver com a ópera clássica, que tem diálogos reais entre personagens reais. Você poderia simplesmente escrever um álbum de power metal e, em seguida, chamar-lhe "ópera metal", o que muita gente está fazendo.

CROMCarl: Em abril do ano passado, você começou uma campanha Pledgemusic para o seu novo álbum solo, "Classical Variations and Themes II: Credo’’  O projeto fez promessas, mas, em seguida, em julho, foi cancelado. O que aconteceu e o álbum chegou a ser terminado?

TT: Eu recebi um telefonema da Frotiers e eles me ofereceram um contrato com três Óperas de metal. Eu pensei sobre isso por 2 semanas e decidi que esta era melhor opção para mim. É uma coisa boa, mas ainda há um monte de coisas a serem desenvolvidos no sistema real. Eu estou feliz que eu tenha tomado a decisão, mas eu não podia naquele momento dar uma razão adequada para o cancelamento, o que deixou algumas pessoas com raiva. O motivo foi que Frontiers tinha um plano de marketing que incluiu a minha ausência total de imprensa e publicidade musicalmente e, em seguida, trazer-me de volta com os trailers no YouTube e um videoclip com um único lançamento. Ele conseguiu muito bem realmente.

CROMCarl: Você gravou algum material para o próximo “Book of Gates” álbum de EON, o projeto do guitarrista libanês Amadeus Awad. Como você chegou a se encontrar com ele e ficou com o projeto?

TT: Eu nunca o conheci e ele me pediu para tocar um solo de guitarra. Isso é muito legal isso.

CROMCarl: Será que você vai fazer de  Avalon uma experiência ao vivo semelhante à maneira como Tobi Sammet faz com Avantasia?

TT: Isso depende apenas de uma coisa: dinheiro. E eu quero dizer que da mesma forma que para uma produção assim, um monte de dinheiro é gasto para ele. Eu já toquei 2.500 shows em 62 países na minha carreira, então eu posso dizer que eu já vi de tudo. Teremos que ver se eu vou tocar ao vivo novamente. Eu realmente não sinto falta do ‘’ônibus’’ 

Depois que a formação do Stratovarius decidiu parar eu, Timo K, Jens, Jorg e Jari deveríamos ter reunido para bater todo o catálogo de Episode para Infinite, fazer mais alguma gravação foda e fazer uma turnê mundial de despedida. Eu disse isso a eles e ao gerente e Jari faria para isso. Eu acho que a maioria dos fãs do Stratovarius adoraria isso também. Stratovarius é um nome que vem com 30 anos de legado. Por exemplo, o fundador, Tuomo Lassila nunca obteve o crédito que merece por fazer o trabalho de base que tornou possível o incrível sucesso que a banda tinha nos anos 1996-2003, quando vendeu mais de 2 milhões de discos. 7 anos de magia.

CROMCarl: Muito obrigado pela entrevista, foi uma honra. Boa sorte com o álbum Avalon!

TT: Obrigado também. É sempre um prazer!