Entrevista com Lauri Porra para o site australiano May The Rock Be With You


“Eu acho que o Stratovarius desempenha um papel importante no gênero Power Metal ou Metal Melódico ou o que você chamar, e eu também gosto do fato que é uma banda com uma vibração positiva, acho que é uma banda unida, acho que tem um pequeno lugar na história do Heavy Metal, acho que o legado pode ser encontrado nos álbuns.”
Do lançamento da tour: Stratovarius irá fazer turnê na Austrália pela primeira vez na sua distinta carreira. Nunca antes essa ilustre banda finlandesa de Power Metal agraciou as costas australianas; agora em outubro de 2013, isso finalmente irá acontecer! Stratovarius é uma das pioneiras no gênero Power Metal; eles lideraram o caminho e abriram portas para o gênero com uma grande inserção dos teclados, atmosfera, elevados vocais e melodia. Logo eles são adorados por todos os gêneros e definitivamente é o gênero favorito.
Lauri do Stratovarius nos encheu de novidades da futura tour na Austrália, assim como as novas músicas e o status do Power Metal nos dias de hoje...

Vocês vão para a Austrália no próximo mês pela primeira vez para dois shows, para quem nunca viu vocês, o que as pessoas podem esperar em um show do Stratovarius?
Bem, é a nossa primeira vez viajando para a Austrália, então normalmente quando é a primeira vez nós construímos um set que engloba uma grande variedade possível da carreira da banda. Nós teremos alguns clássicos, assim como algumas coisas novas; cada música será tocada pela primeira vez.

Já que vocês nunca estiveram aqui antes, como vocês preparam a set list para esses shows?
Nós lançamos quinze álbuns, então leva um tempo, temos que deixar todas as nossas favoritas fora. Basicamente você tem que escrever um set de acordo com o país que estamos tocando, em alguns países há músicas específicas que nós temos que tocar e temos que tocar ela.

Nemesis foi lançado há um tempo e muitas pessoas estão dizendo que é o melhor trabalho da banda até agora, você está feliz com as reações sobre o álbum?
Sim, bastante, está sendo muito bem recebido. Não sei se o melhor de quinze anos, mas foi muito bem aclamado pelos fãs, nós estamos muito felizes com isso.

Até agora você escreveu Fantasy para o novo álbum e teve duas bônus tracks. Você está constantemente escrevendo com a esperança de mais músicas suas aparecerem nos futuros álbuns?
Eu continuo escrevendo músicas, e espero o melhor para o álbum. Às vezes pode ser melhor ter músicas lá, mas não o álbum inteiro. Nós tentamos escrever músicas e encontrar o melhor. Vou continuar escrevendo, talvez para álbuns do Stratovarius, talvez não.

Com Rolf na bateria agora, como ele está se acostumando?
Muito bem! Ele está tão animado quanto nós, quando você tem um membro novo é mais estimulante. Ele deu uma nova energia e é quase como um novo conjunto de pneus na estrada. A banda teve muitas transições através dos anos e eu acho que esse novo line up irá durar um bom tempo.

O seu tempo com a banda já é de nove anos e agora com três álbuns que você participou, qual foi a melhor parte para você de estar com a banda?
Bem, eu amo viajar e eu amo a música e eu amo os fãs, mas estar no Stratovarius é a melhor parte, é a banda que eu gosto, eu adoro os caras.

Você já era fã da banda antes de participar dela?
Hmm... Eu era amigo da banda antes de me juntar a eles.

Com a banda perto dos trinta anos, o que você vê como legado de uma banda como o Stratovarius?
Eu acho que o Stratovarius teve uma grande influência no gênero Power Metal ou Metal Melódico ou o que quer que você chame. Eu também gosto do fato que é uma banda com uma vibe positiva, é uma banda unida e acho também que ela tem um lugar na história do Heavy Metal. Eu acho que o legado pode ser achado nos álbuns.

O gênero Power Metal é o qual o Stratovarius foi marcado como pioneiro. Como você vê esse gênero musical hoje comparado ao de quando a banda começou?
É claro que ele continua mudando e se transformando em coisas como o DragonForce, eu vejo como um Power Metal mais moderno; música continua mudando, Metal Melódico não é mais o salvador do Heavy Metal, as pessoas estão se concentrando em coisas mais agressivas e coisas mais loucas, então do outro lado não está acontecendo muita coisa no Metal Melódico. Tem as bandas antigas fazendo suas coisas antigas e tentando fazer novos álbuns, você vê de vez em quando aparece um Kamelot ou DragonForce, que são bandas novas e tem sempre coisas acontecendo, mas nada muito grande tem acontecido ultimamente, só bandas fazendo novos álbuns.

Você também lançou dois álbuns solo. Você tem algum plano para futuros lançamentos?
Sim, eu tenho alguns planos. Eu quase finalizei um mas agora está um pouco lento. Eu também escrevo trilhas sonoras, então eu comecei a escrever para uma grande orquestra, e tenho gravado várias coisas e ainda não sei onde botá-las. Eu tenho tempo mas estou tentando encontrar a melhor maneira de fazê-las, eu andei tão devagar, quase terminei um álbum  solo em 2009 mas comecei a trabalhar em outras coisas e não tive tempo para terminá-lo. Agora que tenho tempo já tem quatro anos e tenho que modificar um pouco para ser algo que eu possa fazer, então está sendo um pouco difícil para mim.

Olhando para frente, o que 2014 terá nas lojas para o Stratovarius?
2014 eu acho que nós iremos nos concentrar em escrever e produzir um novo álbum. É algo como um ano para fazê-lo, nós fazemos um álbum e fazemos turnê por um ano, então sim, definitivamente. Talvez nós iremos lançar no final de 2014 ou início de 2015, que será dois anos desde o último lançamento. Para nós, fazemos os álbuns e depois fazemos tour por mais ou menos um ano e depois começamos um álbum novo. Claro que fazemos shows durante esse tempo, mas não as grandes turnês, e voltamos para casa para nos concentrarmos.

Você tem uma mensagem para os fãs australianos?
Eu espero ver todos vocês e tragam seus coalas para o show, já que nós nunca vimos eles e gostaríamos de conhecer. E eu adoraria provar alguma cerveja local gostosa, nenhum de nós jamais esteve na Austrália, então definitivamente é um ponto alto do ano para nós.

Tenha uma ótima viagem e uma ótima tour.

Muito obrigado.

TRADUÇÃO: Marina Cruzeiro

Postar um comentário

0 Comentários